quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Segunda Parte das Regras do MMA

Ola vamos a segunda parte da regras do mma

4. Equipamentos
Em cada luta o organizador deve fornecer um balde limpo e uma garrafa de plástico limpa para água para cada corner.
Um banco aprovado pelo comissário presente deve ser fornecido para cada competidor. Um número apropriados de bancos ou cadeiras, aprovados pelo comissário, devem ser fornecidos em números suficientes para cada cornermen de cada lutador e devem ser posicionadas próximas ao corner do lutador. Os bancos e cadeiras devem ser limpos ou substituídos após cada luta.
Depois da polêmica gerada na luta entre Georges St-Pierre e BJ Penn no UFC 94, a ABC Boxing proibiu o uso de gordura corporal externa, géis, bálsamos, loções, óleos ou quaisquer outras substâncias a serem aplicadas aos cabelos, corpo ou face dos atletas. Isto inclui o uso excessivo de água para tornar o atleta escorregadio. No entanto a vaselina deve ser aplicada apenas na face, do lado de fora do ringue ou cage, na presença de um inspetor, árbitro ou pessoa designada pela comissão atlética.
O atleta que aplicar qualquer coisa diferente de vaselina nos modos citados acima poderá ter um ponto descontado ou ficar sujeito à derrota por desclassificação.


5. Arbitragem e critérios de julgamento

O árbitro e o médico do evento são os únicos indivíduos que podem interromper uma luta e únicos autorizados a entrar na área de combate a qualquer momento.
Os juízes devem avaliar as técnicas dos competidores, como trocações efetivas (número total de golpes lançados por um competidor e a contundência deles), agarramentos efetivos (quantidade de quedas e reversões com sucesso executadas por um competidor, por exemplo, queda da posição em pé para a montada ou guardas ativas para os lutadores que atuam na guarda), controle da área de luta (julgamento de quem está controlando ritmo e posição da luta, por exemplo, com tentativas de quedas para forçar a luta no chão, passagem de guarda para conseguir posição de montada, impedir uma tentativa de queda permanecendo em pé e usando trocação legal, e avaliação da criação de oportunidades para golpear o adversário), agressividade efetiva (lutar se movendo em direção ao oponente e disparando golpes legais) e defesa (evitar ser quedado, atingido por trocação ou raspado).
O sistema de 10 pontos por round deve ser adotado em todas as lutas. Três juízes marcam o placar em cada round, quando o vencedor daquele round leva 10 pontos e o perdedor, 9 ou menos. Caso um juiz considere que um round terminou empatado (nenhum lutador claramente obteve vantagem), deve atribuir 10 pontos para cada lutador.
Um round deve ser apontado como 10-9 quando um lutador domina o adversário por pequena margem, utilizando técnicas de trocação ou luta agarrada. Um 10-8 deve ser apontado quando um lutador domina o adversário de modo esmagador, utilizando técnicas de trocação ou luta agarrada. Já o 10-7 deve ser apontado quando um lutador domina completamente o adversário, utilizando técnicas de trocação ou luta agarrada.
Em New Jersey, o placar mínimo que um lutador pode receber num round é 7. Em outros locais este valor pode mudar.
A ABC Boxing recomenda que as comissões atléticas promovam cursos de preparação e reciclagem de árbitros centrais e juízes laterais. Os materiais dos cursos devem ser enviados à ABC Boxing para aprovação prévia. O documento de revisão das Regras Unificadas determina ainda que devem ser abordados nos cursos os critérios para julgar um round como 10-8, bem como apontar um empate em 10-10.
5.1. Novas recomendações feitas pela ABC Boxing
A ABC Boxing, em seu encontro anual de 2012, fez algumas recomendações acerca dos critérios de julgamento das lutas. Por exemplo, o Comitê de Julgamento da ABC Boxing passou a considerar que as ações ofensivas devem ser o único critério a ser julgado em lutas de MMA, ou seja, defesa não é mais um critério de julgamento.
Outra recomendação que muda bastante os critérios de julgamento diz que a trocação (striking) e a luta agarrada (grappling) passam a ter o mesmo peso no julgamento.
Confira o artigo publicado no MMA Brasil que detalhou as novas recomendações da ABC Boxing acerca dos critérios de julgamento.


6. Técnicas permitidas

São permitidos golpes com o cotovelo, exceto se forem aplicados de cima para baixo. Aperfeiçoamentos das regras unificadas atualmente permitem qualquer tipo de ataque com cotovelos, exceto nas áreas do corpo cujo contato não é permitido.
Golpes que atingem a orelha são aceitos.

Nenhum comentário:

Maximum Muay Thai

 Maximum Muay Thai foi um evento realizado no Ginásio do Ibirapuera no dia 02 de Novembro de 2019, pela primeira vez na história do Muay ...