quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Introdução mma

Ola pessoal nessa séries de artigo vai esta relacionado as regras do mma então vamo lá.

1. Introdução

“Regras Unificadas de Conduta do MMA” é o conjunto de normas estabelecidas em 2000 pela Comissão Atlética do Estado de New Jersey (New Jersey State Athletic Control Board, NJSACB) para sancionar o MMA, aproveitando um trabalho iniciado pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC). As faltas foram aproveitadas de trabalho desenvolvido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC), que também acrescentou algumas alterações no resultado final.
Este foi um trabalho extenso, originado da pressão imposta por políticos americanos que queriam banir o MMA dos EUA por considerar o esporte violento demais. Em 28 de dezembro de 2005 a Califórnia oficialmente sancionou o MMA usando esta regulamentação. A partir daí, diversas comissões atléticas estaduais nos EUA passaram a adotar este conjunto de regras nos eventos realizados sob sua área de jurisdição.
Em 2009, as regras sofreram uma revisão feita pela Association of Boxing Commissions (Associação das Comissões de Boxe), com representantes de Nevada, Ohio, Minnesota e até do Canadá. A revisão tratou de pontos controversos das regras como as mudanças drásticas nas categorias de peso e a liberação de cotoveladas, dentre outras mudanças. O documento pode ser visto na íntegra (em inglês) no site oficial da ABC Boxing.
Vale ressaltar que, por ter sido sancionado por órgãos regulamentadores dos EUA, nem todos os eventos seguem estas regras. Aqueles sediados fora do território americano implementam algumas alterações, pois cada país tem a sua própria legislação. Isto fica claro quando a Comissão Atlética de Québec (QAC), no Canadá, reclamou do uso de cotoveladas e joelhadas, bem como da ausência de abertura de contagem protetora em knockdowns, para liberar a realização do UFC 97 em território canadense. Foi necessário um acordo entre o UFC e a QAC para garantir o evento. No final deste texto seguem as principais diferenças encontradas em alguns eventos disputados fora dos EUA. A íntegra das regras estabelecidas pelo QAC podem ser encontradas clicando aqui (conteúdo em francês).
Este presente texto publicado no MMA Brasil não é uma tradução oficial das Regras Unificadas do MMA, é apenas um resumo do que as normas estabelecem. O documento oficial pode ser lido na íntegra ao clicar aqui (conteúdo em inglês). Enquanto o texto original tem um ar mais jurídico, nós resolvemos reorganizá-los, dando um aspecto mais esportivo ao conteúdo.
O UFC disponibiliza um texto no formato PDF com as Regras Unificadas do MMA e outras importantes regulamentações. Clique aqui para baixar o documento (em inglês).
http://www.mmabrasil.com.br/saiba-mais/regras-unificadas-de-conduta-do-mma

2. Rounds

Cada round deve ter cinco minutos de duração, com um minuto de intervalo para descanso entre eles. Lutas por títulos podem ser sancionadas para cinco rounds, mas lutas comuns não devem exceder o total de três rounds. Esta regra vale tanto para lutas masculinas como femininas.
Obs.: A partir do segundo semestre de 2011, lutas de cinco rounds sem disputa de cinturão passaram a ser aceitas. O movimento começou nas lutas principais do UFC a partir da edição 138.

3. Trajes

Os competidores devem lutar trajando shorts aprovados, sem nenhum tipo de calçado. Tornozeleiras e joelheiras são permitidas. Camisetas, rashguards, camisas de quimono ou calças de qualquer espécie (inclusive de quimonos) não são permitidas.
Os lutadores devem utilizar luvas leves (de 4 a 6 onças), que deixam os dedos livres. As luvas devem ser novas e entregues em perfeitas condições pelo promotor do evento e aprovadas pela Comissão Atlética local, ou serão substituídas. Nenhum competidor pode usar suas próprias luvas.
Em todas as categorias de peso as bandagens das mãos dos competidores devem ser restritas a gazes leves, com no máximo 15 jardas (13,7m) de comprimento por 2 polegadas (5cm) de largura, afixada por esparadrapo cirúrgico de, no máximo, 10 pés (3m) por uma polegada (2,5cm) de largura, para cada mão. As bandagens devem ser postas no vestiário, na presença de um inspetor e do cornerman chefe do oponente. Sob nenhuma circunstância as luvas de um lutador podem ser colocadas antes de receber aprovação do inspetor.
Todos os competidores devem usar protetor bucal durante as lutas. O aparato será inspecionado e aprovado pelo médico presente ao evento. Um round não pode começar sem o protetor no lugar. Se o protetor cair involuntariamente, o árbitro deve pedir tempo, limpá-lo e reinseri-lo na boca do competidor que a perdeu no primeiro momento oportuno, sem interferir na ação imediata.
Lutadores devem usar protetor genital (coquilha), de tipo aprovado pelo comissário presente. Lutadoras são proibidas de usar protetor genital. Elas devem usar protetor de seios, igualmente aprovados pelo comissário.
Jóias ou piercings são proibidos durante um combate.
Árbitros ou inspetores das comissões devem verificar o comprimento de todas as unhas dos lutadores antes de um combate.

Nenhum comentário:

Maximum Muay Thai

 Maximum Muay Thai foi um evento realizado no Ginásio do Ibirapuera no dia 02 de Novembro de 2019, pela primeira vez na história do Muay ...