quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Terceira e ultima Parte do MMA

Ola estamos na terceira e ultima parte do MMA

7. Advertências

As seguintes manobras são passíveis de advertência pelo árbitro do combate. Se um competidor insistir com a infração, a advertência vira punição, que pode ser perda de ponto até desclassificação.
- Segurar ou se pendurar nas cordas ou grades
- Segurar as luvas ou shorts do oponente
- Presença de mais de um cornerman no perímetro da área de luta


8. Faltas

São consideradas faltas no MMA:
- Dar cabeçada no adversário
- Colocar o dedo no olho do adversário
- Morder ou cuspir no adversário
- Puxar os cabelos do adversário
- Agarrar o adversário pela boca
- Atacar a região genital do oponente
- Intencionalmente colocar um dedo em qualquer orifício do oponente
- Golpear com o cotovelo de cima para baixo
- Manipular juntas pequenas
- Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça do oponente (até o topo da orelha e o ápice da coroa)
- Golpear os rins com os calcanhares
- Qualquer golpe à garganta
- Agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne
- Agarrar a clavícula
- Chutar a cabeça de um adversário caído
- Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caído
- Pisar em um adversário caído
- Utilizar linguagem abusiva no ringue ou octógono
- Utilizar conduta anti-desportiva que possa machucar o adversário
- Atacar um oponente no intervalo
- Atacar um oponente quando este está sob cuidados do árbitro
- Timidez (evitar contato, intencionalmente derrubar o protetor bucal ou simular contusão)
- Interferência de um cornerman
- Arremessar um oponente para fora da área de luta
- Desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro
- Arremessar o adversário contra a lona sobre a cabeça ou coluna dele (bate-estaca)
Uma falta resulta em dedução de um ponto na contagem oficial dos juízes. Apenas o árbitro pode apontar uma falta. Se o árbitro não indicar uma falta (interromper a luta, verificar a condição do competidor que sofreu a infração e notificar verbalmente aos cornermen e juízes), um juiz não pode levar o fato em consideração ao apontar o placar do round. Um competidor que sofreu uma falta tem até cinco minutos para se recuperar. Um competidor é desclassificado ao cometer três das faltas acima ou se o árbitro julgar que pelo menos uma delas foi feita intencionalmente e de modo flagrante.


9. Contusões obtidas durante o combate

Se uma contusão sofrida por manobra legal for severa o suficiente para encerrar a luta, o competidor machucado perde por nocaute técnico.
Se a contusão for sofrida por manobra ilegal (um dos fatores do item 7) e severa o suficiente para encerrar a luta, o competidor que causou a contusão perde por desclassificação.
Se uma contusão for sofrida por manobra ilegal mas a luta prossegue, o árbitro avisa aos juízes que descontem um ponto do infrator.
Se uma contusão sofrida por manobra ilegal acidental for severa demais e causar a interrupção da luta pelo árbitro, a luta deve resultar em no contest se for interrompida antes de completar dois rounds disputados (em lutas de 3) ou antes de completados três rounds (em lutas de 5). Após este limite, o placar dos juízes até o momento definirá o vencedor por decisão técnica.
Não existe pontuação em um round não terminado, apenas dedução de pontos decorrentes de infrações.


10. Tipos de resultados de uma luta

Uma luta pode ter apenas um dos seguintes tipos de resultados:
- Submissão (finalização):
Por Desistência: quando um lutador usa sua mão para indicar que não deseja mais continuar
Por Desistência verbal: quando um lutador anuncia verbalmente que não deseja mais continuar
- Submissão técnica: quando o árbitro interrompe a luta mesmo sem que o derrotado tenha indicado desejo de parar (utilizado normalmente em casos de desfalecimento)
- Nocaute técnico:
Por interrupção da luta pelo árbitro
Por interrupção da luta pelo médico (quando uma contusão causada por manobra legal for severa demais, suficiente para interromper a luta)
- Nocaute
- Decisão:
Unânime, quando os três juízes apontam o mesmo vencedor ao final dos rounds regulamentares
Dividida, quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta o outro lutador como vencedor
Majoritária, quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o terceiro juiz aponta empate
- Empate:
Unânime, quando os três juízes indicam empate ao final dos rounds regulamentares
Majoritário, quando dois juízes indicam empate e o terceiro aponta um vencedor
Dividido, quando todos os juízes indicam resultados diferentes que somam empate
Técnico, quando os dois lutadores se machucam e não conseguem prosseguir no combate (casos de nocaute duplo)
- Desclassificação, conforme explicado no item 9
- No contest, conforme explicado no item 9


11. Condutas gerais

Os lutadores serão submetidos a exames de controle de doping por esteróides ou outra substância ilegal qualquer.


12. Requerimentos da NJAC

Os lutadores devem ser licenciados pela NJAC, sujeitos aos critérios de licenciamento da mesma. As taxas de licenciamento são definidas pela NJAC.
Todos os eventos de MMA estão sujeitos à presença de inspetores da NJAC.
Todos os eventos de MMA devem atender aos procedimentos médicos definidos pela NJAC, devem fornecer equipamentos médicos e facilidades de emergência, conforme definição da NJAC, além de atender aos requerimentos de seguros definidos pela NJAC.


13. Pesagem e Categorias de pesos

As pesagens devem obedecer aos critérios definidos pela NJAC para os lutadores profissionais. Foram definidas as seguintes categorias de peso, com seus respectivos limites:
Peso mosca (flyweight), abaixo de 57kg (125,9 libras)
Peso galo (bantamweight), entre 57,1kg (126lbs) até 61,1kg (134,9lbs)
Peso pena (featherweight), entre 61,2kg (135lbs) até 65,7kg (144,9lbs)
Peso leve (lightweight), entre 65,8kg (145lbs) até 70,2kg (154,9lbs)
Peso meio-médio (welterweight), entre 70,3kg (155lbs) até 77kg (169,9lbs)
Peso médio (middleweight), entre 77,1kg (170lbs) até 83,7kg (184,9lbs)
Peso meio-pesado (light heavyweight), entre 84kg (185lbs) até 92,9kg (204,9lbs)
Peso pesado (heavyweight), entre 93kg (205lbs) até 120,1kg (264,9lbs)
Peso superpesado (super heavyweight), acima de 120,2kg (265lbs)
Apesar de não constar oficialmente nas regras, as comissões atléticas permitem, com anuência da ABC Boxing, tolerância de uma libra (cerca de 450g) acima do limite estabelecido da categoria em lutas que não valem cinturão, desde que esteja literalmente definido no contrato assinado pelos atletas.
As comissões também podem sancionar lutas em pesos combinados (catchweight). Não existe limite para estes pesos combinados, que são analisados de acordo com cada situação. As entidades também precisam divulgar aos promotores qual a maior diferença de peso tolerável entre dois adversários para cada categoria de peso.


Principais diferenças implementadas em eventos fora dos EUA

Sengoku:
O evento japonês, produzido pela World Victory Road, utiliza a maioria das regras descritas no texto acima, com a diferença de permitir joelhadas na cabeça de um oponente caído. Em contrapartida proíbe cotoveladas na cabeça.
DREAM:
O evento japonês, co-produzido pela Fighting and Entertainment Group e por executivos da Dream Stage Entertainment (antiga dona do PRIDE), implementa outras diferenças nas regras, a saber:
- As lutas são realizadas em dois rounds, o primeiro com 10 minutos e o segundo com 5
- As lutas devem ser pontuadas pelos juizes como um todo e não round a round
- Não são permitidos empates, sempre um competidor deve ser declarado vencedor
- Pisões e tiros de meta na cabeça não são permitidos, exceto se ambos os lutadores estiverem no chão. Estes golpes são permitidos nas demais partes do corpo
- Cotoveladas na cabeça não são permitidas
- Se a diferença de peso entre os lutadores superar os 15kg (33lbs), joelhadas na cabeça de um oponente caído não são permitidas
- Um lutador é considerado como estando no chão se estiver em posição de três apoios (dois joelhos e uma mão no chão). Nesta posição não são permitidos chutes na cabeça

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