segunda-feira, 16 de julho de 2018

Ganhando no Muay Thai

Imagem retirada: wikipedia.org
                                                                                    No Muay Thai existem 3 Juizes, dois dos lados  do ringue e o do centro, que fica vendo os atletas, porém como nos outros esportes, há vezes em que lutas são decididas de forma bem polêmica, onde o lutador X ganhou do Y, mas o juiz deu a vitória ao lutador Y, por isso, é muito importante conhecermos como os juizes fazem o critério para decidir quem venceu a luta.
                                                                                     

               Como é julgado?
Pra começar uma luta de Muay Thai, no profissonal, tem 3 rounds ou 5 rounds dependendo do evento e cada um deles tem 3 minutos de duração, podendo também se acrescentar mais um round caso os juizes determinem um empate na luta, e também se tem 1 minuto de descanso entre os rounds, nesse tempo dá para ver muitas coisas, da-se para ter uma ideia de quem está ganhando, quem está levando vantagem, porém também tem algumas lutas que são tão equilibradas que fica muito dificil o juizes determina quem venceu e quem perdeu, por conta disso, no Muay Thai tem uma lista que os juizes seguem que determina o jogo.

1 - Força

A força do lutador imposta dentro do ringue, é com certeza a mais observada pelos juizes e que contará mais na hora dos juizes decidirem quem ganhou, como a luta de Muay Thai a base é a trocação de porrada, os juizes analisam muito isso nos lutadores, o quão forte o outro lutador bate, conta muito na hora de ganhar os pontos dentro de uma luta, é óbvio que você não ganhará pontos se bater igual um louco, como se fosse uma briga de rua, porém é muito importante você usar sua força, para impressionar os árbitros e também para causar danos no seu adversário, então esse é o critério mais importante dentro de uma luta.

2 - Técnica             

Quando estamos nos preparando para lutarmos em algum evento, passamos por todo os tipos de treinos, seja na parte da musculação, seja na parte aeróbica para perca de peso, e durante esse caminho, passamos por treinos no pao, socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, tudo que envolve numa luta de Muay Thai, porém dentro do ringue a história é diferente, pois diferente do treino, haverá um adversário lá em cima que está louco para bater na gente, que está louco para nos apagar, por isso nessas horas é muito importante estarmos com as técnicas afiadas, as técnicas é indispensável junto com a força para surpreendermos os árbitros e ganharmos a luta, técnica + força = luta ganha, 99% das vezes é assim que funciona, isso só muda em casos que o lutador X, está perdendo mas consegue dar um Knock out no lutador Y quase no final da luta, então nesse caso muda, mas em quase todas as lutas de Muay Thai, aquele que tem as técnicas de mãos, chutes, cotovelos e joelhos mais afiados, que consegue impor isso em cima do ringue, com certeza sairá de lá vencedor da luta.

3 - Equilibro

Numa luta de Muay Thai, além da técnica e força, é muito importante o equilibro, quando se está em cima do ringue, o lutador está sujeito a todo tipo de situação, de ganhar, perder, nocautear, ser nocauteado, então é muito importante o lutador manter o equilibro, não apenas em cima da luta mas também emocional, óbvio que na hora da guerra, fica dificil você pensar, manter o equilibro, mas isso há de ser feito, se quiser ganhar uma luta, os juizes quando estão observando e qualificando os lutadores, também vêem muito isso, então o equilibro também é muito importante e indispensável para aquele que quer vencer a luta, seja o equilibro em cima do ringue, quando você toma um chute por exemplo, e ainda consegue se proteger bem, fica na posição de luta, seja também no equilibro emocional dentro da luta, por isso quando você estiver dentro do ringue, concentre-se na luta mas também concentre-se no equilibro, na respiração, na técnica e na força, pois aí suas chances serão tamanhas de vencer a luta.

Existem mais critérios que os árbitros utilizam, para ver quem venceu a luta, isso vai de cada juiz , por isso também em muitas lutas há uma enorme discordância sobre quem venceu e quem perdeu, mas no resumo pelo aquilo que meu professor sempre me diz, e por aquilo que vejo nas lutas, é assim que os árbitros julgam as lutas e os lutadores.

Obs: Não sou juiz ....


Sawadee Krap

16/07/2018                                           

Um comentário:

.CBKFS - Kung fu Shaolin Brasil disse...

A FORÇA TÉCNICA E A FRAGILIDADE POLITICO ORGANIZACIONAL DO MUAY THAI"

Durante os longos anos em contato direto com o mundo das lutas, posso atestar que cada modalidade de artes marciais, em determinada época, se sobressai. Já foi assim com o karatê, o kung-fu, os ninjas, o kixk boxing e tantas outras. Neste momento, o muay thai garante lugar de destaque graças também ao estímulo do MMA. Com isso, o número de adeptos da modalidade cresce a cada dia. Em paralelo, também o número de entidades organizações como federações e confederações diversas da mesma modalidade.
Este número cada vez maior de entidades de direção desportiva do mesmo segmento, garantido legalmente pela Constituição Nacional, reflete duas realidades ao menos: o crescimento do número de adeptos pelo país e, o crescimento do número de líderes ou de interessados em liderar.
O aumento do número de entidades fragmenta o setor, ao passo que também democratiza; para o atleta, isso representa uma oferta maior de eventos de competição, más nem por isso se pode dizer que a qualidade aumenta.
Diante deste quadro diverso, o atleta muitas vezes acompanha a decisão de filiar-se a uma entidade seguindo a decisão de seu professor e mestre; este último, por sua vez, pode escolher determinada entidade em decorrência de muitos fatores, sendo os motivos mais comuns: afinidade com lideranças, política de trabalho proposto pela entidade, critérios econômicos, critérios de reconhecimento de graduação, expressão nacional, integração com a cultura nativa do país de origem (Tailândia), infra estrutura da entidade e vários outros fatores.
No Brasil, já são mais de 10 confederações nacionais da modalidade muay thai, legalmente constituídas e com CNPJ. Essa fragmentação da liderança trás à tona entidades nanicas e outras mais encorpadas, porém todas com o desejo nato de engrandecer a organização marcial.
Para a sociedade há prós e contra oriundos da diversidade de entidades existentes; no entanto, vemos que algumas destas entidades possuem requisitos diferenciais expressivos, como por exemplo, registro junto ao Ministério dos Esportes, fundação há mais de dois anos, vinculação com entidade internacional relevante, participação de academias tradicionais da modalidade, e outros pontos mais.
Ao mesmo tempo que a modalidade se alastra em número de adeptos, cresce também o seu poder econômico social, refletindo-se no crescente número de academias exclusivas da modalidade inauguradas e, o surgimento de produtos específicos para o esporte.
Na categoria de ringues de lutas, por exemplo, a modalidade muay thai é a que possui os ringues mais caros fabricados no país (vide ringues tailandeses do Grupo Star Fit - www.grupostarfit.com.br), o que revela por exemplo a qualidade requerida para a prática de qualidade deste esporte.
Apesar da divisão natural decorrente do número de diferentes entidades organizacionais, outras se preocupam em integrar o esporte; Na cidade de Santos, SP, por exemplo, um dos eventos mais tradicionais da modalidade, ocorre no Clube Portuários, reunindo atletas de todo o país e, servindo de exemplo de como é possível a participação harmoniosa de atletas de diferentes escolas marciais.
Veja mais sobre este assunto no site do Grupo Star Fit (www.grupostarfit.com.br)

#ringue, #ringui, #ring, #octogono, # octagon, #octoggromo, #octogrono, #tatame, #tatame-de-eva, #eva, #tatame, #saco-de-pancada, #sacodepancada, #octogono-ufc#, #luta-ufc

Maximum Muay Thai

 Maximum Muay Thai foi um evento realizado no Ginásio do Ibirapuera no dia 02 de Novembro de 2019, pela primeira vez na história do Muay ...